Após acusação de plágio, Olimpíada de Tóquio mudará seu logotipo

MatériaMais Notícias

da dobrowin: Depois de meses de controvérsia envolvendo um suposto plágio, o logotipo oficial da Olimpíada de Tóquio-2020 será mudada. Nesta terça-feira, o Comitê Organizador do evento anunciou que desistiu de seu atual emblema.

continua após a publicidade

da bwin: A entidade já retirou o símbolo de seu site oficial, e o substituiu pelo que foi utilizado na época em que Tóquio ainda era candidata a receber os Jogos Olímpicos. Na época, o logo era uma coroa de flores.

O símbolo foi criado pelo designer Kenjiro Sano, e divulgado em julho. Desde então, a peça recebeu acusações de plágio por parte do belga Olivier Debie. Ele apontou que o logotipo japonês era muito parecido com a feita por ele para o Teatro de Liége. Debie, inclusive, entrou com processo na Justiça contra o Comitê de Tóquio-2020.

continua após a publicidade

Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, os organizadores dos Jogos Olímpicos no Japão disseram que a mudança não tem a ver com o imbróglio envolvendo Debie. A troca, segundo eles, é devido à falta de apoio popular ao logotipo.

Os logotipos do Teatro de Liège (esquerda) e do Comitê de Tóquio-2020 (direita) (Imagens: Reprodução internet)

– Temos certeza de que os dois logotipos são diferentes. No entanto, soubemos de fatos novos no último fim de semana, e há um clima de crise que não podemos ignorar. O motivo da alteração é que o símbolo não tem mais o apoio popular – disse Toshiro Muto, diretor geral da Olimpíada de Tóquio-2020.

continua após a publicidade

O fato novo mencionado por Muto teria sido a confissão de que a equipe de Kenjiro Sano se inspirou em uma campanha promocional de uma marca de cerveja local, que um dos integrantes participou.

A reprovação popular chegou à internet. Recentemente, uma petição online colheu 22 mil assinaturas pedindo a troca do logo olímpico.

O Comitê Organizador de Tóquio-2020 anunciou que uma nova concorrência pelo logotipo olímpico será realizada, ainda sem data definida.

Troca gera nova crise na Olimpíada de Tóquio

O escândalo envolvendo a troca do logotipo é mais uma crise que o comitê organizador dos Jogos de Tóquio precisa gerenciar. O suposto plágio por parte de Kenjiro Sano enfureceu autoridades japonesas.

– Isto é uma questão de credibilidade, e quero que o Sr. Sano se explique. Eu sinto que fui traído – disse Yoichi Masuzoe, governador de Tóquio.

O outro ponto crítico é o Estádio Olímpico. Tóquio colocou em seu projeto olímpico a reconstrução do local que foi utilizado nos Jogos de 1964, com um custo de US$ 2 bilhões.

A cidade desistiu do projeto, por causa dos gastos exorbitantes. O fato colocou ainda mais um ponto de interrogação sobre a principal arena do evento. Especula-se que o novo estádio pode ficar pronto com pouco tempo para a cerimônia de abertura, apenas alguns meses antes.

[[GAL:LANPGL20150901_0002]]

Related Posts

Remo anuncia extensão de empréstimo de Kayky Almeida

MatériaMais Notíciasda bet7k: O zagueiro Kayky Almeida, do Fluminense, extendeu seu contrato de empréstimo com o Remo para 2026. O jogador teve propos

Virou passeio! As vezes que o Brasil eliminou a Argentina desde 1993

MatériaMais Notícias

You Missed

Virou passeio! As vezes que o Brasil eliminou a Argentina desde 1993

Remo anuncia extensão de empréstimo de Kayky Almeida

Ronaldo ou Romário, quem foi melhor? Galvão deu sua opinião

Bruna Marquezine deixa de seguir Neymar nas redes sociais

Climão! Rizek discute ao vivo com produção de seu programa. Entenda

Enigmático, Neymar se declara em Paris: 'Poderia ser eu e você'

Game
Register
Service
Bonus